Topo

Bolsa de Tóquio fecha em queda com recuo do dólar

22/09/2014 09h26

Tóquio - A bolsa de Tóquio fechou em queda nesta segunda-feira em meio a perda de força do dólar ante o iene, após várias sessões de alta da moeda norte-americana, que chegou a bater os recordes dos últimos seis anos na semana passada. O índice Nikkei recuou 0,71%, a 16.205,90 pontos.

No acumulado do mês, o Nikkei teve alta de 5,1%, chegando ao nível mais alto em sete anos na sexta-feira, em boa parte influenciado pelo ritmo forte do dólar, que favorece os exportadores japoneses. Em meio a realização de lucros desta segunda-feira, a divisa dos Estados Unidos recuou, afetando o desempenho da bolsa.

Após a oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da chinesa Alibaba Group na sexta-feira em Nova York, que fez as ações da empresa dispararem 38% no dia, as companhias que possuem participação no grupo fecharam a segunda-feira em queda. O SoftBank, que possui 34% das ações da Alibaba, recuou 6,1%, em movimento de correção após as fortes altas da última semana, em meio às expectativas pelo IPO.

Para o estrategista-sênior da Daiwa Securities, a oferta inicial do grupo de e-comerce chinês pode ter auxiliado a alta do dólar dos pregões anteriores, já que a expectativa pelos papéis da empresa fizeram recursos saírem da Ásia em direção à Nova York, onde a Alibaba Foi listada.

Apesar da queda de hoje, as expectativas ainda são de rendimentos maiores para os exportadores japoneses, com o dólar ainda em nível alto, afirma o gerente de equities do SMBC Nikko Securities Hiroichi Nishi. Fonte: Dow Jones Newswires.