Topo

NY deve abrir com recuperação, de olho em indicadores

30/09/2014 10h22

Nova York - As bolsas norte-americanas devem abrir o último pregão de setembro em alta, apontam os índices futuros. Depois de caírem na segunda-feira, 29, os índices ensaiam uma recuperação na expectativa por indicadores dos Estados Unidos, que incluem dados da indústria e da confiança do consumidor. Por volta das 10h15 (de Brasília), no mercado futuro, o Dow Jones subia 0,17%, o S&P 500 avançava 0,18% e o Nasdaq tinha elevação de 0,41%.

O ânimo maior dos investidores hoje em Wall Street, de acordo com operadores, também é ajudado neste início de negócios pela possibilidade de o Banco Central Europeu (BCE) anunciar novas medidas de estímulo, por conta do desaquecimento da inflação. Nos EUA, com exceção dos preços dos imóveis, os outros indicadores do dia serão divulgados após a abertura do pregão. Um deles é o esperado índice de atividade industrial (ISM) de Chicago, que sai às 10h45 (de Brasília) e deve sinalizar como a indústria se comportou este mês na região, conhecida pela cadeia produtiva do setor automobilístico. No caso dos preços das residências, houve alta de 6,7% nos 12 meses encerrados em julho para as 20 maiores cidades do país.

Além destes indicadores, o instituto The Conference Board apresenta, às 11h (de Brasília) a leitura final de setembro do índice de sentimento do consumidor. Os economistas do RBC Capital Market destacam que os níveis de confiança têm se mantido nos patamares máximos dos últimos anos, em meio à alta das bolsas e dos preços dos imóveis, que aumentam a sensação de riqueza das pessoas, e da queda dos preços da gasolina e do gás. O S&P 500 caminha para fechar o trimestre em alta. Até ontem, o índice subia 0,9% entre julho e setembro. Se isso ocorrer, será o sétimo período consecutivo de ganho do indicador. A piora da situação no Oriente Médio é um dos fatores que impede uma alta ainda maior, avalia o RBC em um relatório a clientes. Por isso, a expectativa é que o índice de hoje fique em 91, abaixo dos 92,4 do mês passado.

Também deve atrair atenção dos investidores um discurso do diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Jerome Powell. Ele tem poder de voto nas reuniões de política monetária, mas tem mantido postura discreta quando o assunto é a estratégia futura do Fed para os juros. No início do mês, Powell falou sobre os desafios dos bancos médios. Em outro evento recente, o foco dele foi defender uma alternativa para a taxa de juros Libor, um dos principais referenciais usados pelo mercado financeiro, principalmente na captação de empresas.

No noticiário corporativo, o portal eBay anunciou que vai separar a divisão de pagamentos eletrônicos PayPal em uma nova empresa, que terá o capital aberto. A operação deve ocorrer em 2015. No pré-mercado, a ação do eBay subia 6,6%. Outro destaque de alta nesta manhã era o papel da GoPro, que subia 2,8%. A empresa anunciou o lançamento de novos modelos de máquinas fotográficas para esportistas, além de uma nova câmara com menor preço para iniciantes. Os novos produtos começam a ser vendidos a partir do dia 5 de outubro.

A Apple vai começar a vender os novos modelos de seu celular, o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus, na China a partir de 17 de outubro. A empresa da Califórnia recebeu aval de reguladores do país asiático. Havia a preocupação no país sobre a privacidade dos usuários. No pré-mercado, a ação subia 0,69%.

Já a montadora Ford recuava 0,60% no pré-mercado. A empresa cortou projeções de lucro para o ano, por conta de vendas de problemas em mercados emergentes, sobretudo na Rússia e na América do Sul. Além disso, custos com recall de veículos também devem pesar negativamente nos ganhos.