Topo

Em Nova York, bolsas ensaiam abertura em alta

01/10/2014 10h21

Nova York - As bolsas norte-americanas devem abrir o primeiro pregão de outubro em baixa, sinalizam os índices futuros. Depois de dados do emprego no setor privado pouco acima do previsto, a expectativa agora é para números da indústria dos EUA, que serão divulgados logo depois da abertura do mercado. Na Europa, indicadores industriais decepcionaram. Às 10h15 (de Brasília), no mercado futuro, o Dow Jones perdia 0,08%, o Nasdaq recuava 0,23% e o S&P 500 cedia 0,15%.

Esta quarta-feira, 01, já começou em Wall Street com a divulgação do relatório ADP, que mede o emprego no setor privado e é encarado como uma prévia do que pode mostrar o documento principal, que será divulgado pelo Departamento de Trabalho na sexta-feira, 03. O ADP registrou a criação de 213 mil vagas em setembro, acima do nível de agosto, que ficou em 202 mil e foi revisado da leitura original de 204 mil. A projeção dos economistas para o dado de hoje era de 209 mil postos. Setembro foi o sexto mês consecutivo com criação de vagas acima de 200 mil. Um mercado de trabalho mais forte sinaliza aos investidores que a alta de juros nos EUA pode ocorrer mais cedo que o esperado nos EUA.

Depois da abertura dos mercados, às 10h45 (de Brasília), o instituto Markit divulga o resultado final do índice dos gerentes de compra (PMI) do setor industrial de setembro. Economistas consultados pelo jornal Barron's esperam pequena melhora do indicador, para 58,0, ante 57,9 em agosto, quando atingiu o patamar mais alto desde abril de 2010.

Quinze minutos depois do PMI, sai um indicador ainda mais esperado, o índice de atividade (ISM) do setor industrial, também com a leitura final de setembro. Além do interesse pelo desempenho geral do segmento, a expectativa também é pelo subíndice de emprego, que serve, assim como o ADP, para refinar as projeções para o relatório que sai na sexta.

A projeção dos economistas do Wells Fargo é que o ISM fique em 58,1 em setembro, um recuo em relação ao nível de agosto, quando o indicador ficou em 59, o maior patamar desde fevereiro de 2011. "Apesar da pequena queda, o momento continua a ser de expansão na indústria", avaliam, em nota a clientes. No caso do indicador de emprego, a expectativa do banco é que continuem no patamar mais alto em sete anos.

Na Europa, os dados do setor industrial decepcionaram, repercutindo negativamente nos mercados. O PMI da zona do euro caiu para 50,3 em setembro, de 50,7 em agosto, atingindo o patamar mais fraco em 14 meses. Na Alemanha, o indicador caiu para 49,9. Pela metodologia, números abaixo de 50 indicam contração da indústria.

No noticiário corporativo, serão divulgadas hoje as vendas de veículos de setembro nos EUA e as ações das montadoras General Motors e Ford podem ser destaques ao longo do dia. A Chrysler já divulgou seus números, com alta de 19% nas vendas no mês passado. A expectativa é de comércio forte de automóveis em setembro e o site especializado no segmento Edmunds.com projeta alta de 11%. No pré-mercado, a ação da Ford recuava 0,07%.

O portal eBay volta a ser destaque hoje, um dia depois de anunciar que está transferindo as atividades da sua empresa de pagamentos PayPal para uma unidade separada que deve ter o capital aberto em 2015. Vários analistas, como os do JPMorgan, Wedbush, Canaccord e Jefferies, reduziram as recomendações para as ações da empresa e o papel era destaque de queda no pré-mercado, recuando 2,6%.

A Microsoft perdia 0,54% no pré-mercado. A empresa anunciou ontem a nova versão do seu sistema operacional. Chamado Windows 10 (e não Windows 9 ou Windows TH, como se esperava), a versão para o consumidor final estará disponível no primeiro trimestre de 2015.