Topo

Fogo atinge prédio durante reintegração de posse em SP

23/10/2014 10h12

São Paulo - A Polícia Militar realiza uma reintegração de posse de um prédio de 11 andares no centro de São Paulo na manhã quinta-feira, 23. A ação teve início conturbado com registro de um incêndio no imóvel, mas as chamas foram controladas e a desocupação ocorre de forma pacífica.

Cerca de 340 pessoas estavam no local desde abril desse ano e nesta quinta retiram móveis, eletrodomésticos e demais pertences do imóvel. Caminhões de mudança auxiliam a retirada dos objetos. "Algumas famílias seguirão para outros prédios ocupados e outras pessoas ficarão na rua, infelizmente", disse a coordenadora da Associação Novo Olhar, Maura Honorato Campos.

O cumprimento da ordem judicial de reintegração de posse teve início nas primeiras horas da manhã desta quinta, quando chamas foram notadas no 8º e 10º andares do prédio. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou o incêndio, que não deixou feridos. Só então a PM deu prosseguimento à ação. Ninguém foi detido.

De acordo com o advogado Sergio Ribeiro, que representa a Associação responsável pela ocupação, o incêndio não foi causado por moradores. "Enquanto as pessoas estavam tirando os pertences, alguém entrou no prédio e fez a baderna", disse.

Ao menos 10 viaturas da PM e uma do Corpo de Bombeiros ainda permanecem posicionadas na Praça da República enquanto a saída dos moradores não é finalizada. O advogado da associação reclamou da decisão de reintegração. "É direito do proprietário ter o imóvel de volta? É. Mas é direito dos moradores ter uma moradia e a Prefeitura devia ou pagar hotel ou alojar em imóvel público", disse Ribeiro.