Topo

Ouro cai em NY, após dados econômicos positivos

23/10/2014 16h34

São Paulo - Um conjunto de indicadores positivos nos EUA, na China e na Europa minimizaram a aversão a risco e levaram os investidores a trocarem a segurança do ouro pelo potencial de maiores ganhos nas bolsas.

Na Comex, a divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o contrato de ouro mais negociado, para dezembro, fechou em queda de 1,3% (US$ 16,40), a US$ 1.229,10 por onça-troy, o menor valor desde 10 de outubro.

Pela manhã, a regional de Chicago do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA)divulgou que seu índice de atividade nacional subiu para +0,47 em setembro, de -0,25 em agosto, num ritmo que supera a média histórica. Além disso, o Conference Board informou que o índice de indicadores antecedentes dos EUA avançou 0,8% em setembro, acelerando frente à alta de 0,2% em agosto.

Na China, o índice dos gerentes de compras (PMI) industrial, medido pelo banco HSBC, avançou para 50,4 em outubro, de 50,2 em setembro - o melhor resultado em três meses -, de acordo com números preliminares.

Já na Europa, o PMI composto da zona do euro, que inclui indústria e serviços, superou as expectativas do mercado ao subir para 52,2 neste mês, de 52,0 em setembro.

"Conforme os medos deixam o mercado, os investimentos deixam o ouro", disse Frank McGhee, analista da Integrated Brokerage Services.

Enquanto os investidores se desfaziam do metal precioso, as bolsas subiam na Europa e em Nova York. Os principais indicadores dos mercados acionários europeus fecharam com valorização, chegando a ultrapassar 1% no caso de Frankfurt e Paris. Em Nova York, a busca por ações levava as bolsas a altas acima de 1,5%.