Topo

Bolsa de Tóquio fecha com maior apetite por risco

24/10/2014 07h12

Tóquio - A bolsa de Tóquio fechou em alta nesta sexta-feira, apontando na direção de anular as perdas das últimas quatro semanas, em meio a uma valorização do dólar e do aumento do apetite por risco. O índice Nikkei subiu 1,01%, a 15.291,64 pontos, acumulando alta de 5,2% na semana, que teve o melhor desempenho em 11 meses.

As ações tiveram movimento de alta desde o início do pregão, seguindo as bolsas de Nova York. O dólar subiu em relação à moeda japonesa e voltou ao patamar de 108 ienes pela primeira vez em duas semanas. As notícias positivas sobre as expectativas de lucro das empresas para o terceiro trimestre também deram suporte ao resultado positivo do dia. No ano, entretanto, a bolsa japonesa acumula desvalorização de 6,1%.

"O iene mais fraco ajuda a deixar claro que as ações japonesas ficaram baratas", disse o estrategista sênior da Tokai Tokyo Research Center Mutsumi Kagawa. Ele aponta que a relação entre preço dos ativos e lucros está favorável, assim como as análises técnicas, que indicam uma desvalorização excessiva no último mês.

Para Yoshihiro Okumura, da Chibagin Asset Management, o foco do mercado ficará nas divulgações dos resultados corporativos programadas para os próximos dias até que o Federal Reserve se reúna nos Estados Unidos. "Com os mercados norte-americanos e europeus um pouco mais calmos, o apetite pelo risco tem aumentado", acrescentou.

As notícias de que um médico que tratava pacientes com ebola na África foi diagnosticado com a doença em Nova York na quinta-feira também repercutiu em algumas ações. As companhias japonesas com negócios relacionados à doença registraram forte valorização. A Fujifilm Holdings, cuja subsidiária fabrica o medicamento Avigan, considerado possivelmente útil no tratamento ao vírus, subiu 2,5%. A Nippon Avionics, que produz termômetros usados internacionalmente em aeroportos para avaliar temperatura de passageiros, avançou 20%.

Empresas exportadoras, normalmente beneficiadas com a valorização do dólar, também ficaram entre as principais altas. A Toyota Motor subiu 1,8%, enquanto a TDK ganhou 1.7%. Fonte: Dow Jones Newswires.