Topo

Cautela com ebola pressiona bolsas asiáticas

24/10/2014 08h31

São Paulo - As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta sexta-feira, em meio à cautela gerada pela confirmação do primeiro caso de ebola em Nova York, por dados preocupantes do setor imobiliário chinês e pela expectativa com a publicação do resultado do teste de estresse com bancos europeus.

A questão do ebola voltou a ser fator de preocupação nos círculos financeiros. Ontem à noite, foi confirmado que Craig Spencer, um médico de 33 anos que retornou a Nova York após tratar pacientes com ebola na África Ocidental, está infectado com o vírus da doença. Autoridades locais fizeram um apelo aos nova-iorquinos que não fiquem alarmados com a notícia.

O ambiente de cautela na Ásia também foi alimentado pela expectativa antes da divulgação, no domingo (26), do teste de estresse que o Banco Central Europeu (BCE) fez com bancos da zona do euro. Nos últimos dias, circularam rumores de que 11 bancos teriam sido reprovados no teste.

Na China, a primeira queda anual nos preços de moradias novas em quase dois anos também afetou o sentimento dos investidores nos mercados asiáticos. Em setembro, os preços de residências chinesas caíram 1,1% ante igual mês do ano passado, após subirem 0,5% em agosto. O recuo no confronto anual foi o primeiro verificado desde dezembro de 2012.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 0,1%, encerrando a sessão a 23.157,48 pontos, enquanto em Taiwan, o Taiex teve queda mais pronunciada, de 1,0%, a 8.646,01 pontos, após o governo afirmar que não pretende suspender um polêmico imposto sobre ganhos de capital oriundos de investimentos em ações.

O Xangai Composto, principal índice acionário da China continental, teve perda marginal de 0,01%, a 2.302,28 pontos, atingindo o menor nível desde 22 de setembro. Na semana, o Xangai acumulou desvalorização de 1,7%, após o recuo de 1,4% visto na semana anterior. Em outubro, o índice chinês mostra queda de 2,6%, indicando que poderá ter o primeiro resultado mensal negativo em seis meses.

Por outro lado, o Shenzhen Composto, que acompanha empresas chineses menores, subiu 0,1%, a 1.296,64 pontos.

Entre bolsas menores na Ásia, o índice Kospi perdeu 0,31% em Seul, a 1.925,69 pontos, após dados mistos do Produto Interno Bruto (PIB) da Coreia do Sul, enquanto o filipino PSEi cedeu 0,2%, a 7.103,55 pontos, e o FTSE Straits Times, de Cingapura, caiu 0,43%, a 3.222,55 pontos.

Contrariando a direção vista na Ásia, a Bolsa de Sydney fechou em alta na Oceania. O S&P/ASX 200, índice das ações mais negociadas no mercado australiano, subiu 0,54%, a 5.412,20 pontos. Com informações da Dow Jones Newswires.