Topo

Contra seca, SP vai lançar esgoto tratado em represas

Em São Paulo

05/11/2014 13h38

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira (5) a construção de duas estações de produção de água de reúso que vão abastecer diretamente as bacias dos sistemas Guarapiranga e Alto Cotia. Serão as duas primeiras instalações no Estado que vão captar o esgoto para transformá-lo em água de reúso que servirá mais tarde para consumo.

"Na estação do Guarapiranga, vamos gerar 2 metros cúbicos por segundo de água de reúso. Teremos esse valor a mais sendo devolvido ao Guarapiranga independentemente de chuva", disse ele. A outra estação será feita na região do Rio Cotia e terá capacidade de produção de 1 metro cúbico por segundo. Cada metro cúbico de água é suficiente para abastecer 300 mil pessoas, segundo o governador. As estações estão em projeto e têm previsão de entrega para dezembro de 2015.

Alckmin também anunciou a construção de 29 reservatórios que aumentarão em 10% a capacidade de reserva de água tratada na região metropolitana.

O governador revelou ainda que a Sabesp vai aumentar a água transferida da Represa Billings para o Sistema Guarapiranga. O volume repassado passará dos atuais 2 metros cúbicos para 4 metros cúbicos por segundo. Para isso, foi reduzido há um mês a água enviada da Billings para usina hidrelétrica do litoral.

As medidas de reforço nos demais sistemas de abastecimento da região metropolitana têm como objetivo diminuir a demanda sobre o Sistema Cantareira. Hoje, 2,3 milhões de clientes deste último são atendidos pelo Guarapiranga e Alto Tietê.

Água de reuso

Na prática, a água de reuso trata-se de esgoto tratado. Atualmente, esta água não é usada para o abastecimento público na Grande São Paulo, e é utilizada por prefeituras e outros órgãos para funções como limpeza. 

Neste projeto, as tubulações levam esgoto para estação. Após os dejetos serem tratados por métodos considerados modernos pelos especialistas, ele será lançado em um córrego, que vai desaguar na represa.