Topo

Futuros de petróleo caem em sessão volátil

24/11/2014 10h57

Londres - Os futuros de petróleo operam em baixa, após mostrarem alguma volatilidade mais cedo, com a atenção dos investidores voltada para as negociações sobre o programa nuclear do Irã.

O Irã e seis potências mundiais - Alemanha, China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia tinham estabelecido prazo até hoje para chegar a um acordo sobre as ambições nucleares de Teerã. Segundo fontes diplomáticas, porém, o diálogo deverá ser prolongado e retomado no mês que vem.

Um eventual acordo poderá levar o Ocidente a suspender sanções impostas ao petróleo do Irã, o que ampliaria ainda mais o excedente da commodity nos mercados.

Nos próximos dias, o foco passará a ser a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, que se reúne na quinta-feira (27) para discutir seus níveis de produção. O cartel está sob forte pressão para reduzir a produção e ajudar os preços do petróleo a se recuperar da forte queda dos últimos meses, como frequentemente fez no passado. Existem incertezas, porém, se a Opep - em especial, a Arábia Saudita - está disposta a limitar a produção desta vez.

Desde junho, os preços do petróleo já caíram mais de 30% em meio à oferta abundante e à demanda enfraquecida pela desaceleração da economia mundial.

Às 10h52 (de Brasília), o Brent para janeiro recuava 0,46%, a US$ 79,99 por barril, na plataforma eletrônica ICE, em Londres, enquanto na Nymex, o petróleo para o mesmo mês tinha baixa de 0,31%, a US$ 74,27 por barril. Fonte: Dow Jones Newswires.