Topo

PM de SP deve fechar o ano com 4 mil homens a menos

Em São Paulo

25/11/2014 08h33

A Polícia Militar deve fechar o ano com 4.000 policiais a menos do que o efetivo fixado em lei --93,8 mil homens. Em 2014, a corporação deve perder 3.300 policiais, entre os que deixaram a carreira e os que se aposentaram.

Ao mesmo tempo, 2.700 novos policiais começaram a trabalhar nas ruas do Estado. Para enfrentar esse problema, o Comando da PM traçou um plano de ampliação dos concursos que deve acabar em 2016, com os chamados claros no contingente. Em 2015, devem ser formados 5.400 novos policiais e no ano seguinte, 6.000.

Parte desses futuros policiais começa a se formar nesta terça-feira (25) nas escolas de soldados da corporação. A PM deve receber 3.000 pessoas aprovadas em concurso, que vão iniciar o curso de soldado --a duração é de um ano.

Na semana passada, 1.598 soldados se formaram na capital. O reforço do patrulhamento das ruas por meio do aumento de efetivo é uma das apostas do comando para lutar contra os roubos no Estado - o aumento da presença ostensiva da PM teria uma função preventiva.

Escrivães

Outra aposta da cúpula da segurança é diminuir a falta crônica de escrivães da Polícia Civil. São eles os responsáveis pelo registro de ocorrências e, principalmente, pela organização dos inquéritos policiais.

A falta dele provoca o acúmulo de trabalho em delegacias do interior e da capital, aumentando o acervo de casos em andamento e diminuindo a capacidade de conclusão de inquéritos, afetando a capacidade da polícia de esclarecer delitos.

Na manhã desta segunda-feira (24), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) participou da formatura de 164 escrivães. Desses, 86 foram designados para o Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap) e os demais serão distribuídos pelo interior. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".