Topo

Bolsas asiáticas fecham em alta com sinais do Fed

18/12/2014 07h53

São Paulo - Os mercados de ações da Ásia e do Pacífico fecharam majoritariamente em alta nesta quinta-feira, após o Federal Reserve sinalizar que permanece paciente em relação a um futuro aperto monetário. As indicações do banco central norte-americano aumentaram a busca por ativos mais arriscados e com maior rendimento na região, contudo isso não foi suficiente para sustentar a Bolsa de Xangai, que encerrou em baixa com realização de lucros.

No comunicado publicado ontem após a reunião de política monetária, o Federal Reserve afirmou que será "paciente" antes que aumentar as taxas de juros, ao acrescentar que planos gerais não mudaram significativamente ante garantias anteriores de que os juros permanecerão baixos por um período de tempo "considerável".

O documento ao ser apresentado ajudou pressionar para baixo os juros dos Treasuries e o dólar, enquanto as bolsas norte-americanas se valorizavam. Na entrevista coletiva, porém, a presidente da entidade, Janet Yellen, disse que "o comitê considera improvável começar o processo de normalização pelo menos no próximo par de reuniões", ressalvando que "essa avaliação, naturalmente, é totalmente dependente dos indicadores". Respondendo à pergunta de um repórter, ela disse que "um par quer dizer dois", o que reverteu o movimento na renda fixa e no câmbio dos EUA ontem. As duas próximas reuniões do Fed são em janeiro e em março. O encontro seguinte ocorre em 28 e 29 de abril.

"O Fed praticamente disse que os mercados (acionários) mais queriam ouvir: não haverá aumento da taxa de juros pelos próximos três meses", afirmou Daisuke Uno, estrategista da Sumitomo Mitsui Banking. "Fora da política do Fed, no entanto, pouco se mudou. A crise com os preços do petróleo fracos não acabou e isso ainda pode colocar novos problemas no caminho".

O índice Hang Seng, de Hong Kong, subiu 1,09%, para 22.832,21 pontos, enquanto filipino Psei, de Manila, registrou elevação de 0,91%, aos 7.029,28 pontos. O principal índice da Bolsa de Taiwan ganhou 0,57%, para 8.878,63 pontos.

Por outro lado, a Bolsa de Xangai caiu com realização de lucros após quatro sessões de ganhos seguidas. O índice Xangai Composto cedeu 0,11%, aos 3.057,52 pontos, ao passo que o Shenzhen Composto encerrou o dia em queda de 0,58%, aos 1.484,26 pontos. Outra bolsa que caiu foi a de Seul, com o índice sul-coreano Kospi perdendo 0,14%, para 1.897,50 pontos. com informações da Dow Jones