Topo

Níveis do Cantareira e Alto Tietê se mantêm estáveis

Em São Paulo

21/12/2014 11h09

Os níveis dos sistemas Cantareira e Alto Tietê se mantiveram estáveis neste domingo, segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Outros quatro mananciais que abastecem a capital e Grande São Paulo, porém, registraram queda no volume armazenado de água entre ontem e hoje.

Responsável por atender 6,5 milhões de pessoas, o Cantareira opera com 6,7% da sua capacidade - mesmo patamar do dia anterior - já levando em conta a segunda cota do volume morto, com 105 bilhões de litros. Segundo dados da Sabesp, a pluviometria acumulada neste mês é de apenas 58,7 milímetros, ou 26,57% da média histórica de dezembro.

Desde que a segunda cota do volume morto entrou no cálculo da companhia, no dia 24 de outubro, o sistema já reduziu mais da metade da capacidade, tendo perdido 6,9 pontos porcentuais.

Sem registrar chuvas, o Alto Tietê, que abastece 4,5 milhões de habitantes, manteve-se estável. Neste domingo, o reservatório opera com 10,3% da capacidade. No último domingo, 14, o Alto Tietê recebeu seu primeiro volume morto, com 39,4 bilhões de litros. Antes de a cota ser adicionada, o reservatório estava com 4,1%, o menor nível já registrado desde a sua construção na década de 1990.

Outros mananciais

O Sistema Guarapiranga, responsável por abastecer 4,9 milhões de pessoas, sofreu queda de 0,3 ponto porcentual, sem o registro de chuvas sobre a região. O manancial opera hoje com 35,4% de sua capacidade, ante 35,7% ontem. O sistema Rio Grande também sofreu queda de 0,3 ponto porcentual e opera com 64,4% de sua capacidade.

O Rio Claro, por sua vez, opera com 26,3% da capacidade, 0,5 ponto porcentual a menos do que no sábado. Já o Alto Cotia - o menor dos mananciais, que atende 410 mil pessoas - registrou queda mais leve no volume de água, recuando de 30,0% para 29,9%.