Topo

Enchentes deixam 200 desabrigados na região de Campinas

25/12/2014 08h18

Sorocaba - Pelo menos 200 pessoas tiveram de deixar as casas invadidas por enchentes em razão das chuvas em cidades da região de Campinas, entre a tarde de terça-feira e a madrugada de ontem. De acordo com a Defesa Civil estadual, não houve vítimas.

Em Sumaré, a cheia do Rio Quilombo atingiu cerca de 40 casas no bairro Nova Veneza. Moradores da Rua Nova deixaram os imóveis com a água na altura do joelho. Muitos tiveram de buscar abrigo em casas de parentes. No bairro Manchester, o Corpo de Bombeiros usou barcos para remover moradores e animais ilhados pelas águas.

Casas foram inundadas também na cidade de Monte Mor, depois que uma chuva forte causou o transbordamento do Rio Capivari. Nos bairros mais afetados - Jardim Santa Isabel, Capuavinha, Jardim Progresso e Vila Faride Calil -, os moradores também tiveram de abandonar as casas. Na região central da cidade, várias ruas ficaram alagadas.

A Defesa Civil decretou estado de atenção em sete cidades da região de Campinas que tiveram volume de chuvas superior a 80 milímetros em três dias. Além de Monte Mor e Sumaré, estão nesta lista Americana, Campinas, Cosmópolis, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste.

Em Campinas, o volume de chuva acumulada neste mês é de 196,5 milímetros, segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas (Cepagri) da Unicamp, o maior de 2014. Em janeiro, havia chovido 152,7 milímetros. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.