Topo

Alckmin critica comparação entre 'black blocs' e PCC feita por PM de SP

Alckmin pediu ao secretário de segurança pública que reoriente os servidores para que deixem de publicar este tipo de mensagem - Felipe Rau/Estadão Conteúdo
Alckmin pediu ao secretário de segurança pública que reoriente os servidores para que deixem de publicar este tipo de mensagem Imagem: Felipe Rau/Estadão Conteúdo

Em São Paulo

13/01/2015 13h41

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), reprovou nesta terça-feira (13) as manifestações da Polícia Militar em rede social que compararam "black blocs" à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

A corporação usou o Facebook para publicar imagens críticas à atitude dos "vândalos" durante a manifestação contra o aumento da passagem no transporte público, ocorrida na última sexta (9).

Ele pediu ao novo secretário de segurança pública, Alexandre de Moraes, que reoriente os servidores para que deixem de publicar este tipo de mensagem. "As páginas oficiais de serviço público sempre devem ter caráter mais informativo", disse.

Assim como nos protestos que ocorreram durante a Copa, PMs registraram vídeos dos atos de vandalismo que presenciaram, para se defender das críticas sobre abusos no uso de bombas de gás e balas de borracha.

O material foi compartilhado na página oficial da corporação no Facebook, com legendas irônicas como "'Jovens' em prática esportiva" e "democracia do 'black bloc'".