Topo

Bolsas asiáticas fecham em alta, apesar de preocupação com Syriza

26/01/2015 08h14

Xangai - As principais bolsas asiáticas encerraram o pregão desta segunda-feira em alta, com os mercados dando menor importância à vitória do partido de extrema esquerda Syriza nas eleições parlamentares da Grécia e sustentando ganhos em ações de tecnologia.

Na bolsa de Xangai, o mercado acionário subiu com a mudança das posições de investidores, que migraram de ações do setor financeiro para papéis ligados aos segmentos de tecnologia e consumo. O índice Xangai composto subiu 0,94%, aos 3.383,18 pontos, e acumula alta de 4,6% no ano. Já o Shenzhen composto avançou 2,2%, para 1.548,02 pontos.

Os ganhos na China continental foram impulsionados pelas ações de tecnologia. O subíndice que acompanha o desempenho de tais empresas em Xangai teve alta de 3,1% no pregão. Dentre as companhias que tiveram as maiores valorizações estão a Yonyou Software Co. (+6%) e a Dr. Peng Telecom and Media Group Co. (+5,5%).

O mercado acionário em Hong Kong acumulou a sexta alta consecutiva, em meio à preocupações reduzidas sobre a vitória do Syriza na Grécia. "Na prática, um governo liderado pelo Syriza deve reduzir o tom da retórica da renegociação (da dívida)", afirma o banco Standard Chartered. Os mercados estão mais preocupados com a valorização do yuan à máxima em onze anos contra o euro, de acordo com a Parry International Trading. A mudança no mercado de câmbio afeta as relações comerciais da China com a União Europeia, que é um parceiro comercial ainda maior que os Estados Unidos. O índice Hang Seng avançou 0,24% na sessão, para os 24.909,90 pontos.

A bolsa de Taiwan também subiu pelo sexto dia consecutivo, com alta de 0,1%, aos 9.477,67 pontos. O principal índice deste mercado já acumula ganho de 3,7% desde a segunda-feira passada, na expectativa pela divulgação do balanço da Apple nesta terça-feira. As ações da Hon Hai, que atua na fabricação de iPhones, avançaram 1,1% no pregão de hoje. Em Seul, o índice Kospi caiu 0,02%, para os 1935,68 pontos. Já o PSE da bolsa de Manila teve ganho de 4,92%, aos 7.586,67 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.