Topo

Anhembi pode abrigar arena multiuso para 20 mil pessoas

27/01/2015 14h23

Felipe Resk - A Prefeitura de São Paulo vai lançar nesta terça-feira, 27, um edital de chamamento público para receber propostas de empresas interessadas em construir uma arena multiuso nas dependências do Anhembi, na zona norte da capital paulista.

A intenção da administração Haddad é construir uma arena com capacidade para 20 mil pessoas, em uma área de 21,6 mil m², tanto para eventos esportivos quanto para shows. O espaço ficaria na esquina da Marginal do Tietê com a Rua Professor Milton Rodrigues, onde hoje há prédios administrativos da São Paulo Turismo (SPTuris), próximo à concentração do Sambódromo.

Segundo o prefeito Fernando Haddad (PT), a ideia surgiu do próprio setor privado, após a empresa Time For Fun apresentar um projeto semelhante à administração municipal, orçado em R$ 140 milhões. "A nossa avaliação é que a área está sendo subutilizada. As margens do Rio Tietê serão o cartão postal definitivo, é lá que a cidade vai se reestruturar", afirmou.

De acordo com secretário para Assuntos de Turismo, Wilson Poit, o contrato vai se firmado por meio de concessão, em que a Prefeitura cede o direito de uso do terreno. O equipamento seria construído com capital completamente privado e o retorno do investimento seria por meio de exploração comercial. O perfil da concessão e os prazos para que o terreno seja devolvido à Prefeitura não estão definidos.

Após a publicação do edital, as empresas vão ter até 15 dias para oficializar interesse. Depois, os concorrentes terão de encaminhar estudos preliminares de engenharia e arquitetura, além de viabilidade técnica, operacional, financeira e econômica e estudos jurídicos.