Topo

Homem de 68 anos morre em Uberaba ao tentar salvar carro de enxurrada

Em Belo Horizonte

27/01/2015 14h37

Um homem morreu em Uberaba, no Triângulo Mineiro, ao tentar impedir que seu carro fosse levado por uma enxurrada. José de Carvalho, 68, tentou resgatar um Fiat Uno durante o temporal que atingiu o município na segunda-feira (26), mas, segundo testemunhas, ele caiu e foi parar embaixo do veículo.

Segundo a Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) de Minas, a morte de Carvalho foi a quinta registrada no período chuvoso no Estado, iniciado em outubro passado. O balanço do órgão, porém, ainda não inclui tio e sobrinho que morreram atingidos por um raio em Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte, no fim de semana.

Em Uberaba, de acordo com o Corpo de Bombeiros, as próprias testemunhas conseguiram retirar José de Carvalho de baixo do carro. Ao chegar ao local, no bairro Fabrício, os militares constataram que a vítima estava viva, prestaram os primeiros socorros e encaminharam o homem a um hospital. Mas ele não resistiu a morreu ao dar entrada.

No caso de Carlos Batista da Conceição, 47, e seu sobrinho Alisson Pereira de Souza, 15, não houve tempo de prestar socorro. Segundo a Polícia Militar, eles estavam com mais duas pessoas no bairro Andiroba, na zona rural de Esmeraldas, quando foram surpreendidos por uma tempestade. O grupo tentou se proteger sob uma árvore, que costuma atrair raios principalmente em áreas descampadas. E foi o que ocorreu.

De acordo com a PM, Cristiane dos Santos, 36, que também estava no local contou que ficou desacordada por alguns instantes, assim como João Pedro Fernandes, 16. Ao recuperarem a consciência, eles tentaram reavivar as outras duas vítimas, mas não conseguiram.

Eles saíram em busca de socorro, que demorou devido ao difícil acesso da região. Quando os militares chegaram ao local, Carlos Conceição e Alisson de Souza já estavam mortos. Os corpos foram enterrados na segunda-feira (26), em Betim, também na região metropolitana da capital.

Segundo a Cedec, as outras vítimas do período chuvoso em Minas são William Carvalho, 44, também vítima de um raio em Santo Antônio do Monte, no centro-oeste, do Estado, no fim de outubro; e Ivan Kanedy Teixeira de Jesus, 2, que estava em um carro arrastado por uma enxurrada em Icaraí de Minas, no norte do Estado, em dezembro.