Topo

Bolsa de Tóquio fecha em ligeira alta, apesar de dólar hesitante

28/01/2015 06h54

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em ligeira alta nesta quarta-feira, recuperando-se apesar de uma série de balanços corporativos decepcionantes dos EUA e a hesitação do dólar frente ao iene.

A compra de ações de beneficiários do petróleo barato, como Japan Airlines e ANA Holdings, ajudou a manter o mercado japonês em território positivo, compensando o impacto da venda de papéis da Sumitomo Mitsui Financial Group.

O índice Nikkei subiu 0,15%, a 17.795,73 pontos, após avançar 1,7% na sessão anterior. Com ganhos em quatro dos últimos cinco pregões, o índice acumulou valorização de quase 3,0% no período. O volume foi relativamente contido hoje, com 2,3 bilhões de ações negociadas.

Entre empresas aéreas favorecidas pela forte queda verificada nos preços do petróleo desde meados do ano passado, a JAL subiu 2,7%, enquanto a ANA ganhou 3,3%.

A Sony também ajudou a sustentar a bolsa japonesa, saltando 2,7% após notícias de que a empresa planeja demitir mais 1.000 funcionários na divisão de smartphones, principalmente na Europa e na China.

Por outro lado, exportadores sensíveis a variações cambiais tiveram um dia de perdas. Foi o caso da Daikin Industries (-2.0%), da Tokyo Electron (-1,9%) e da Honda Motor (-1,6%).

A Sumitomo Mitsui Financial Group também fez pressão de baixa, com queda de 2,1%, após anunciar uma pequena queda anual no lucro do período de abril a dezembro. Fonte: Dow Jones Newswires.