Topo

Petróleo opera volátil em meio a sinais de que oferta excessiva continua

29/01/2015 10h03

Londres - Os futuros de petróleo operam voláteis e sem direção única nesta manhã, após atingirem os níveis mais baixos em quase seis anos na sessão anterior, em meio a sinais de que continua firme a situação de oferta excessiva que pressiona os preços da commodity desde meados do ano passado.

Ontem, o Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) norte-americano divulgou que os estoques de petróleo bruto dos EUA atingiram níveis recordes na semana passada. Além disso, o dólar manteve a tendência de alta após a reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), pressionando ativos denominados na moeda norte-americana, como o petróleo.

Às 9h57 (de Brasília), o Brent para março tinha alta de 0,83%, a US$ 48,87 por barril, na plataforma eletrônica ICE, em Londres, enquanto na Nymex, o petróleo com vencimento no mesmo mês recuava 0,07%, a US$ 44,42 por barril.

Os dados do DoE mostraram que os estoques dos EUA saltaram 8,9 milhões de barris na semana encerrada no dia 23, a quase 407 milhões de barris, o maior nível em 84 anos.

Já o Fed demonstrou otimismo ontem com a recuperação da economia norte-americana, preparando o terreno para o início da alta das taxas de juros nos EUA em algum momento deste ano. Fonte: Dow Jones Newswires.