Topo

Paes mantém alerta para chuvas no Rio e brinca: "até meus filhos zombaram"

Paes afirmou que vai continuar fazendo esse tipo de procedimento em caso de previsão de temporais - Pablo Jacob/Agência O Globo
Paes afirmou que vai continuar fazendo esse tipo de procedimento em caso de previsão de temporais Imagem: Pablo Jacob/Agência O Globo

No Rio

06/02/2015 11h12Atualizada em 06/02/2015 13h48

Um dia após ter alertado os cariocas de que o Rio de Janeiro seria atingido por fortes chuvas, o que não se confirmou, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) afirmou nesta sexta-feira (6) que vai continuar fazendo esse tipo de procedimento em caso de previsão de temporais. Ele considerou, no entanto, que as brincadeiras na internet das quais foi alvo por causa da advertência são normais. "Até meus filhos me gozaram de manhã hoje", contou.

Ao contrário da previsão de temporal, com rajadas de ventos e descargas elétricas, as precipitações foram apenas moderadas. Na quinta-feira (5), o prefeito pediu que os cariocas ficassem atentos, pois as chuvas esperadas para o fim do dia poderiam ser tão intensas quanto as de abril de 2011, quando um deslizamento no morro do Bumba, em Niterói, matou 267 pessoas.

Paes declarou que seria irresponsabilidade não emitir o alerta e antecipou que o procedimento vai virar "uma cultura". "O Centro de Operações Rio vai continuar a adotar esse tipo de procedimento antecipado", afirmou. "A gente já viu muito drama nessa cidade. Seria irresponsabilidade não dividir."

A cidade voltou ao estágio de atenção nesta manhã, depois de ter permanecido desde a tarde de ontem em estágio de atenção. Por causa da previsão de temporais, empresas chegaram a liberar funcionários e algumas escolas também suspenderam as aulas na quinta.

O prefeito considerou medidas como essas exageradas, e disse que não pediu para que os cariocas mudassem suas rotinas. "O dia que for pra dispensar funcionários, a gente vai dizer".