Topo

Brasil pede informações de contas secretas do HSBC na Suíça

A solicitação teve seus detalhes acertados pelo ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid - Andrew Cowie/AFP
A solicitação teve seus detalhes acertados pelo ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid Imagem: Andrew Cowie/AFP

De Brasília

04/03/2015 21h46

O Brasil deve formalizar junto à França e à Suíça um pedido de compartilhamento de informações financeiras de brasileiros flagrados como donos de contas secretas no HSBC de Genebra. A solicitação, que será feita nos próximos dias, teve seus detalhes acertados nesta quarta-feira, 4, pelo ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, conforme apurou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado.

Cardozo e Rachid definiram, em reunião na sede do Ministério da Justiça, os desdobramentos do caso chamado de "Swissleaks" (vazamento suíço, em português), que terá como novo capítulo um pedido de cooperação jurídica internacional de informações junto aos governos francês e suíço. A Polícia Federal já identificou que a França detém documentos relacionados às contas de brasileiros envolvidos no Swissleaks. A lista com os nomes dos envolvidos na movimentação de contas secretas no HSBC de Genebra foi obtida pela Consórcio Internacional de Jornalismo Investigativo (ICIJ, na sigla em inglês).

O ICIJ teve acesso a documentos mostrando que o HSBC recebeu cerca de R$ 100 bilhões em depósitos realizados entre 2006 e 2008, em contas de 106 mil clientes de 203 países na agência de Genebra. O número de brasileiros envolvidos pode chegar a 8.667 clientes, responsáveis por US$ 7 bilhões em depósitos realizados em 2006 e 2007.

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) já identificou 342 destes brasileiros com contas no banco suíço, acusado de oferecer serviço de contras não rastreáveis a correntistas de todo o mundo. Os clientes brasileiros teriam movimentado suas contas sem notificar as autoridades. O caso veio a toda após o ex-técnico de informática do HSBC Hervé Falciani ter vazado a lista ao ICIJ. O ex-funcionário do banco fugiu para a França, levando o material recolhido por ele sobre as contas do banco em Genebra. O técnico de informático chamou os dados até agora divulgado por ele como "apenas a parte visível do iceberg"

A Polícia Federal investiga se a origem do dinheiro dos brasileiros é ilegal, o que ficou decidido após decisão do ministro da Justiça. Agora, Cardozo e Rachid acertaram também como será a atuação a Receita Federal junto com a PF. Os órgãos farão um "pente fino" na vida financeira de cada um dos brasileiros envolvidos, que já são alvo de apuração tocada pelo Ministério Público Federal e do Banco Central.

Na semana passada, a revista Época publicou os 15 primeiros nomes brasileiros da lista do Swissleaks e, na última segunda-feira, 2, o Coaf e o BC divulgaram nota condenado a publicação. Os órgãos afirmaram que a revelação dos nomes poderia conduzir a "conclusões precipitadas" e não contribuíam com as investigações.