Topo

União decreta estado de calamidade pública sumária em Rio Branco e Brasileia

Raimundo Paccó/Frame/Estadão Conteúdo
Imagem: Raimundo Paccó/Frame/Estadão Conteúdo

Em Brasília

04/03/2015 17h46

Diante das fortes chuvas que atingem o Estado do Acre, o governo federal decretou estado de calamidade pública sumária nas cidades de Rio Branco e Brasileia. Com isso, a Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, assumiu o controle sobre o atendimento de apoio nas cidades atingidas.

Por determinação da presidente Dilma Rousseff, o ministro da Integração, Gilberto Occhi, está no Acre para verificar os problemas que assolam a região já que, desde ontem, a situação evoluiu --e muito-- para pior.

Segundo informações do Ministério, o rio Acre hoje está 18,9 metros acima da normalidade e atingiu o maior nível dos últimos 45 anos. Mais de 85 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas, pelo menos 32 áreas rurais estão com a produção comprometida, há três pontes interditadas e isso está provocando o desabastecimento de água potável em vários locais.

A Defesa Civil está levando kits com colchões e cestas de alimento e água potável para atender os desabrigados. O governo federal também enviará kits de socorro para cidades do Amazonas que também estão enfrentando problemas com as chuvas.