Topo

MST ocupa empresa de eucalipto transgênico em Itapetininga

Militantes do MST ocupam centro de pesquisas da Suzano Papel e Celulose, nesta quinta-feira (5), em Itapetininga (SP) - Divulgação/MST
Militantes do MST ocupam centro de pesquisas da Suzano Papel e Celulose, nesta quinta-feira (5), em Itapetininga (SP) Imagem: Divulgação/MST

Em Sorocaba

05/03/2015 11h16

Militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam um centro de pesquisas da Suzano Papel e Celulose no município de Itapetininga, em São Paulo, na manhã desta quinta-feira (5). No local, a Futuragene Brasil, empresa de biotecnologia do grupo Suzano, desenvolve variedades de eucaliptos geneticamente modificados. De acordo com o MST, cerca de mil mulheres tomaram as instalações, que ficam na área urbana da cidade.

A ação, informa o movimento, faz parte da jornada nacional de luta das mulheres camponesas e pretende denunciar os males que uma possível liberação de eucalipto transgênico, a ser votado na manhã desta quinta-feira, pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), pode causar ao meio ambiente.

A Polícia Militar informou que a não foram registrados incidentes na ocupação da unidade e que aguarda um possível posicionamento da Justiça. A empresa informou que irá adotar medidas para assegurar a reintegração de seu patrimônio.