Topo

Após fortes chuvas, fachada de imóvel desaba no centro do Rio

Segundo o Corpo de Bombeiros,  nenhum imóvel ao redor precisou ser desocupado - José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo
Segundo o Corpo de Bombeiros, nenhum imóvel ao redor precisou ser desocupado Imagem: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo

No Rio

23/03/2015 10h03

Após noite de fortes chuvas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a fachada de um imóvel situado na rua do Resende, no centro da cidade, desabou por volta da 0h desta segunda-feira (23), sem deixar vítimas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, homens do Quartel Central foram enviados ao local, mas nenhum imóvel ao redor precisou ser desocupado. De acordo com moradores da região, o prédio passava por obras. Os bombeiros informaram que ninguém morava no imóvel.

A cidade permanecia em estágio de atenção na manhã desta segunda-feira, segundo o Centro de Operações Rio. A previsão é de tempo instável, com predomínio de céu encoberto e chuva fraca durante a manhã e pancadas de chuva com rajadas de vento e trovoadas para o período da tarde. As temperaturas variam entre 20 °C e 29 °C.

Segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), o Aeroporto Santos Dumont opera por instrumentos para manobras de pousos e decolagens. Já a concessionária Rio Galeão informou que o Aeroporto Internacional Tom Jobim operava visualmente às 8h44. Até as 8h desta segunda, um voo doméstico atrasou no Galeão e, no Santos Dumont, um atrasou e oito foram cancelados.

Domingo

Um forte temporal causou o transbordamento do Rio Maracanã, na Tijuca, zona norte do Rio, no início da noite deste domingo, 22. As chuvas causaram a interrupção por 50 minutos do jogo entre Flamengo e Vasco, no Maracanã, que ficou com o gramado completamente alagado.

Diversas ruas da região, além de bairros da zona sul, ficaram alagadas, causando interdições no trânsito, por causa do transbordamento do rio próximo à Avenida Maracanã.

Em 15 minutos, a região da Tijuca registrou 21,8 mm de chuvas, de acordo com o Alerta Rio, sistema de monitoramento das chuvas. Os efeitos da chuva também foram registrados nos bairros do Grajaú, Irajá, Santa Teresa e Alto da Boa Vista, com volumes de chuva acima da média. Na Praia de Botafogo e em Copacabana, na zona sul, também foram registrados alagamentos.