Topo

Receita diz que identificou 100 contribuintes de interesse em lista do HSBC

Secretário da Receita Federal, Jorge Rachid - Pedro Ladeira/Folhapress
Secretário da Receita Federal, Jorge Rachid Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

De Brasília

01/04/2015 15h39

O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, afirmou nesta quarta-feira (1º) que o órgão já identificou, numa análise inicial, em torno de 100 contribuintes de "interesse do Fisco" na lista do Swissleaks. Rachid ressalvou, entretanto, que é preciso ter acesso às informações autênticas do governo francês para realizar as investigações.

A triagem dos 100 nomes foi feita, segundo o secretário, a partir de uma lista encaminhada pelo Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf) nos quais constavam inicialmente 342 nomes.

Nas verificações preliminares, Rachid disse que 69 pessoas da lista estavam com o saldo zerado ou com a conta encerrada. No ano de 2007, disse, apenas três pessoas declararam ao Fisco que tinham conta do HSBC na filial da Suíça.

A CPI foi aberta para investigar irregularidades praticadas pelo HSBC na abertura de contas irregulares, em que mais de U$ 100 bilhões foram potencialmente ocultados do Fisco de mais de 100 países. Estima-se que há cerca de 8 mil brasileiros entre os correntistas, que tinham, numa estimativa preliminar, mais de R$ 7 bilhões ocultados do Fisco nacional.

Empresários e agente da Fifa mantêm contas na Suíça