Topo

Alckmin diz que não vai faltar água no período seco em SP

Represa do Jaguari, no interior de São Paulo, um dos reservatórios que integram o Sistema Cantareira - Nilton Cardin/Estadão Conteúdo
Represa do Jaguari, no interior de São Paulo, um dos reservatórios que integram o Sistema Cantareira Imagem: Nilton Cardin/Estadão Conteúdo

De São Paulo

28/04/2015 15h26

 O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, garantiu nesta terça-feira, 28, a empresários que não vai faltar água no Estado no período seco.

"Estamos preparados para o período seco e não vai faltar água", disse Alckmin em palestra realizada na capital paulista.

Alckmin mostrou slides sobre as obras da PPP do São Lourenço, que será o oitavo sistema a abastecer a região metropolitana.

Ele também mostrou na apresentação a obra de interligação da bacia do Paraíba do Sul, que foi negociada em âmbito federal com o Rio de Janeiro.

O governador não mencionou contudo a obra de interligação da represa Billings com a bacia do Alto Tietê, que a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) confirmou estar atrasada.

A obra, que garantiria 5 m3/s a mais de vazão de água estava prevista agora para o fim de abril e só será entregue em agosto.

"Estamos antecipando tudo para garantir a segurança hídrica", reforçou, ao ser questionado sobre o risco de racionamento. Alckmin havia descartado no passado o risco de racionamento, associando essa perspectiva ao compasso das obras, inclusive a ligação da Billings com o alto Tietê.

"O que não podemos é relaxar. É manter o bônus e não desperdiçar, assim a gente vai passar o período seco do inverno", disse o governador aos empresários enquanto defendia a política de descontos para consumidores que reduzem o uso da água.