Topo

Grupo faz protestos antes da abertura da Expozebu

03/05/2015 11h10

Uberaba - Pouco mais de 50 pessoas fizeram um apitaço na frente da pista de exposições e julgamentos minutos antes da cerimônia oficial de abertura da Expozebu 2015, neste domingo. No grupo há mulheres e jovens entre pecuaristas de Uberaba, Uberlândia, Belo Horizonte, São Paulo, Ribeirão Preto, Sacramento e Araraquara, além de líderes de movimentos sociais, como o VemPraRua e o Limpa Brasil. Eles carregavam faixas com dizeres de "Fora Temer", "Fora Dilma", "Basta de Corrupção" e "Fora PT".

De acordo com o líder do Movimento Limpa Brasil em Ribeirão Preto (SP), André Rodini, que também é vendedor de sêmen bovino, a intenção era mostrar que o povo vê que "há uma quadrilha roubando o País". "Que as autoridades que estão presentes aqui deem recado para Brasília de que estamos insatisfeitos", declarou.

Já representantes do VemPraRua disseram que o movimento se mostra solidário ao protesto dos mineiros, principalmente o setor rural, com relação à entrega da Medalha da Inconfidência ao líder do MST, João Pedro Stedile, no último dia 21. "Essa homenagem deixou um gostinho meio amargo nos mineiros e estamos solidários. Stedile não tem vínculo positivo para com Minas", disseram.

No manifesto entregue no local, o movimento dizia que o líder do MST é o "novo Lampião", "fora da lei, que recebe dinheiro do governo para manter e armar seu exército paralelo criminoso, ilegal e inconstitucional".

O protesto, que começou por volta das 9h45, ocorreu sem a presença do governador Fernando Pimentel (PT), cuja justificativa, segundo sua assessoria, é um compromisso pessoal marcado para hoje. Ontem, a feira teve a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) e do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O representante do governo mineiro na cerimônia é o vice-governador e ex-ministro da Agricultura, Antônio Andrade (PMDB). A ministra da Agricultura, Katia Abreu, também não comparecerá ao evento.