Topo

Advogado espera que Roberto Jefferson deixe prisão nesta sexta

Fábio Grellet

15/05/2015 17h26

O advogado Marcos Pinheiro de Lemos, que representa o ex-deputado federal e delator do escândalo do mensalão Roberto Jefferson (PTB-RJ), afirmou nesta sexta-feira (15) esperar que ainda hoje seu cliente seja autorizado oficialmente a cumprir pena em casa.

Condenado a 7 anos e 14 dias de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Jefferson cumpre pena em regime semiaberto. Durante o dia trabalha como auxiliar administrativo em um escritório de advocacia no centro do Rio e à noite é obrigado a se recolher a um presídio de Niterói, na Região Metropolitana.

Nesta quinta-feira, 14, ele foi beneficiado por uma decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou o ex-deputado a cumprir pena em regime aberto. Nessa situação, ele não precisará se recolher ao presídio nem usar tornozeleira eletrônica. Poderá ficar em casa e só estará proibido de frequentar bares, portar armas e consumir bebidas alcoólicas e entorpecentes.

Segundo o advogado, a decisão deve ser informada pelo STF à Vara de Execuções Penais do Rio, que então deve emitir o alvará de soltura. "Estou empenhado nisso. Espero resolver esse trâmite ainda hoje (sexta) ou no mais tardar amanhã (sábado)", afirmou Lemos.

Jefferson tem casa em Comendador Levy Gasparian, cidade do sul do Estado do Rio onde, antes de ser preso, morava com a mulher. Segundo o advogado, quando liberado, Jefferson deve continuar morando no Rio e trabalhando no escritório de advocacia. O ex-deputado vai se casar em 29 de maio.