Topo

Dilma prova que é contra a transparência, diz tucano sobre veto presidencial

Carlos Sampaio (SP), líder do PSDB na Câmara dos Deputados - Pedro Ladeira/Folhapress
Carlos Sampaio (SP), líder do PSDB na Câmara dos Deputados Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Em Brasília

22/05/2015 13h12

O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Carlos Sampaio (SP), disse nesta sexta-feira (22) que o veto presidencial à emenda apresentada pelos tucanos que colocava fim ao sigilo nas operações de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) prova que o governo é contra a transparência na utilização dos recursos públicos.

Por meio de nota, Sampaio defendeu a derrubada do veto e afirmou que a decisão da presidente Dilma Rousseff levanta mais suspeitas sobre o uso do banco em favor de empresários e países alinhados com a política do atual governo.

"A presidente Dilma prova, com a própria caneta, que é contra a transparência nos empréstimos e financiamentos do BNDES. São operações feitas com recursos públicos, que saem do bolso de todos os contribuintes. O que a presidente quer esconder dos brasileiros?", pontuou o líder.

Sampaio acredita que, ao manter "lacrada a caixa preta do BNDES", Dilma aumenta as suspeitas sobre suposto favorecimento de empresários e põe em dúvida o financiamento para países como Cuba e Angola, que tiveram seus contratos com o banco sob sigilo.

"A presidente Dilma, que já se notabilizou pelas mentiras e pelos cortes em direitos dos trabalhadores, agora aplicou mais um golpe contra a sociedade, que é negar o direito dos brasileiros em saber onde e como o dinheiro que sai de seus bolsos, com muito sacrifício, está sendo aplicado. Isso é inadmissível. Nosso esforço agora será derrubar o veto", declarou.