Topo

'Traído', Cunha pune partidos nanicos endurecendo cláusula de barreira

27.mai.2015 - O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), prese sessão deliberativa da Casa, que continua a votar itens da reforma politica. Na pauta, a questão polêmica do financiamento de campanha - Ed Ferreira/Folhapress
27.mai.2015 - O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), prese sessão deliberativa da Casa, que continua a votar itens da reforma politica. Na pauta, a questão polêmica do financiamento de campanha Imagem: Ed Ferreira/Folhapress

Em Brasília

27/05/2015 20h33

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não perdoou a traição dos partidos nanicos no primeiro dia de votação da reforma política e decidiu puni-los com o endurecimento da cláusula de barreira.

Em reunião realizada na manhã de nesta quarta-feira (27), entre Cunha e líderes partidários próximos a ele, ficou acertado que DEM e Solidariedade apresentarão na quinta-feira (28), um destaque que estabelece que, para ter direito a fundo partidário e tempo de rádio e TV, os partidos precisarão ter um mínimo de cinco representantes no Congresso.

O texto do relator da PEC (Proposta de Emenda à Constituição), Rodrigo Maia (DEM-RJ), previa a obrigatoriedade de apenas um parlamentar na Câmara ou no Senado. A alteração pune partidos como PSOL (4 deputados), PTN (4), PMN (3), PRP (3), PSDC (2), PEN (2), PTC (2), PT do B (2), PRTB (1) e PSL (1). Destes, o PSDC ficou dividido e apenas PSL, PRP, PRTB e PEN votaram majoritariamente a favor da proposta defendida por Cunha.

A alteração proposta pelo texto a ser apresentado poupa o PC do B (13) que, contrariando seus princípios, mas cumprindo acordo feito com o PMDB, votou favoravelmente ao distritão, sistema eleitoral pelo qual vereadores, deputados estaduais e federais são eleitos por voto majoritário.

"Conceitualmente acho que o parlamento brasileiro tem que se adequar à realidade dos parlamentos do mundo, que têm cláusula de desempenho", afirmou Mendonça Filho (PE), líder do DEM.

Apesar de mais severa que a proposta do texto de Maia, a cláusula de barreira apresentada como retaliação ainda é mais branda que a que constava no relatório da Comissão Especial de Reforma Política, que foi desprezado.

O parecer do colegiado propunha que só teriam acesso a tempo de TV e fundo partidário a legenda que tivesse obtido no mínimo 2% dos votos válidos na última eleição para a Câmara dos Deputados, distribuídos em pelo menos 1/3 dos Estados, com um mínimo de 1% do total de cada um deles.

Hoje, a Câmara retomou a discussão da reforma política coma votação de opções de financiamento de campanha. A primeira proposta, que defendia doações públicas e por pessoa física, foi rejeitada por 240 votos contrários, 163 favoráveis e 66 abstenções. Até a noite desta quarta, os deputados discutiam o financiamento exclusivamente público.