Topo

Tucano deixa cargo no Paraná após xingar professora de "biscate"

O deputado tucano Valdir Rossoni - Divulgação - 17.mar.2014
O deputado tucano Valdir Rossoni Imagem: Divulgação - 17.mar.2014

De Curitiba

27/05/2015 10h50

O presidente estadual do PSDB do Paraná, deputado federal Valdir Rossoni, renunciou na terça-feira (26) ao cargo após chamar uma professora de História, Adriane Sobanski, de "biscate" em mensagem por rede social. O xingamento provocou reação da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que protocolou representação na Procuradoria da Mulher na Câmara dos Deputados, em Curitiba, para que Rossoni explique o ocorrido. "Lamento muito que o Paraná esteja protagonizando esse tipo de notícia em nível nacional", comentou em seu perfil do Facebook.

A presidência da legenda no Estado será ocupada pelo secretário-geral do partido e presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano. Rossoni, que havia pedido a saída do secretário de Segurança, Fernando Francischini (SD) dois dias após os confrontos do Centro Cívico entre policiais e professores, com um saldo de 234 feridos.

Segundo Adriane, o insulto ocorreu dias depois de ela ter feito comentário em postagem do perfil de Rossoni contra a presidente Dilma Rousseff. "Comentei duas postagens dele. Uma com fotos de Brasília em que dizia sentir vergonha da presidente por causa da situação do País. Eu disse que primeiro devia ver a situação do Paraná", disse ela.

Seu comentário fez com que Rossoni, segundo ela, lhe enviasse uma mensagem interna, não pública, que dizia: "Pela (sic) seu desrespeito imagino q vc faz e sua casa vai procurar sua turma biscate". Adriane leciona História e é doutoranda em Educação na Universidade Federal do Paraná. A professora tentou rebater o xingamento, mas não conseguiu. "O bate papo não permite que eu responda. Ontem (dia 14 de maio) era possível comentar na página, hoje não mais", escreveu Adriane.

O deputado ironizava o lema "pátria educadora" de Dilma ao falar do atual ranking mundial da educação feito pela Organização para a Educação e Desenvolvimento Econômico, que colocou o Brasil em 60º lugar .

Com relação à presidência do PSDB, Rossoni alegou que Traiano será o responsável pelo partido durante o período de organização e realização da convenção do diretório estadual. "Acredito que cumpri meu papel na presidência do PSDB-PR e, agora, o partido se prepara para um novo ciclo que inicia após a convenção, em junho", disse Rossoni, que antes de assumir sua cadeira em Brasília (DF) era cotado para ser o Chefe da Casa Civil do governo do Paraná.