Topo

'Erro mestre' do PT foi não ter feito reforma política em 2003, diz Wagner

03/06/2015 19h13

Felipe Werneck - A uma semana do 5.º Congresso Nacional do PT, o ministro da Defesa, Jaques Wagner, disse nesta quarta-feira, 3, no Rio que o "erro mestre" do partido foi não ter feito a reforma política em 2003, no início do primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"O homem não é mais forte do que a máquina e a máquina de fazer política no Brasil está viciada. Na minha opinião, esse é o erro mestre, causador de outros, porque na medida em que não se mudou a forma de fazer política, alguns dos nossos foram moídos pela máquina de fazer política", disse o ministro e ex-governador da Bahia. O encontro do PT será em Salvador a partir do dia 11.

Wagner atribuiu a decisão em 2003 a um "arroubo de achar que a gente era mais forte do que tudo", mas disse não se envergonhar da trajetória do PT. "Nosso erro, por isso não me envergonho e continuo na caminhada, foi não ter mudado a matriz do exercício da política no Brasil. Acabou que muita gente sucumbiu." Ele afirmou que "erros" precisam ser assumidos e reconheceu que a crise atual é a maior da história do PT. "Será um congresso ímpar por esse momento, sem dúvida nenhuma o de maior questionamento nos 35 anos do partido, mas prefiro usar o ditado oriental, de que a crise não é um fim em si mesmo, ela é uma oportunidade."

O ministro disse que continua se orgulhando dos governos petistas por considerar que "o saldo é extremamente positivo para a democracia, a economia e o avanço brasileiro". Ao comentar a pressão de setores do PT por resolução em Salvador que cobre mudanças na política econômica do governo Dilma Rousseff, Wagner disse que o congresso será momento de reflexão para apontar caminhos e que o partido "tem de fazer a crítica que quiser, até porque economia não é ciência exata". Mas que considera "ingenuidade" a proposta de radicalização contra o governo no documento final, já criticada pelo presidente do PT, Rui Falcão.

Sobre a nova ofensiva dos presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), com o projeto que dá poder ao Congresso para sabatinar indicados pelo governo para presidir empresas e bancos públicos, o ministro disse que "não é isso que vai resolver". "Pessoalmente acho, até em função do que a gente fez, que o melhor que teríamos a fazer é instituir em instituições como Petrobras e Banco do Brasil o que as empresas de porte fazem hoje. Não se trata de quem indica, mas da metodologia de escolha. Podia se fazer um processo interno de seleção."

Wagner participou das cerimônias de formatura de sargentos e de oficiais da Marinha. Ao mencionar sua gestão na Bahia, citou Deus: "Tenho a cabeça erguida. Na Bahia, a gente está muito bem, a trajetória é muito positiva. Graças a Deus nada dessas questões aconteceram, que seguramente são um obstáculo na nossa caminhada."