Topo

Líder do Revoltados On Line e petistas brigam de madrugada em Salvador

11.jun.2015 - Militantes do PT e manifestante contrários ao partido trocaram insultos e empurrões na praça que fica próxima ao hotel Pestana, em Salvador (BA), onde acontece nesta quinta-feira (11) o 5º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT). Cerca de 50 homens da Tropa de Choque do Bepe (Batalhão Especial de Policiamento de Eventos), da Polícia Militar da Bahia, se posicionaram entre os dois grupos para evitar um confronto - Lúcio Távora/Agência A Tarde/Estadão Conteúdo
11.jun.2015 - Militantes do PT e manifestante contrários ao partido trocaram insultos e empurrões na praça que fica próxima ao hotel Pestana, em Salvador (BA), onde acontece nesta quinta-feira (11) o 5º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT). Cerca de 50 homens da Tropa de Choque do Bepe (Batalhão Especial de Policiamento de Eventos), da Polícia Militar da Bahia, se posicionaram entre os dois grupos para evitar um confronto Imagem: Lúcio Távora/Agência A Tarde/Estadão Conteúdo

De São Paulo

12/06/2015 14h55

Depois de se envolver nesta quinta-feira (11) em uma confusão com petistas no hotel Pestana, onde está acontecendo o 5º Congresso Nacional do PT, em Salvador, o líder do grupo Revoltados On Line, Marcello Reis, protagonizou uma briga com militantes do partido na madrugada nesta desta sexta-feira, 12. O confronto, que foi parar na polícia, tem duas versões.

Segundo o ativista, ele foi cercado por um grupo de 15 petistas na entrada do hotel quando voltava de um restaurante por volta das 3h40 da madrugada. "Estourei o joelho, braço, olho e tornozelo e a cabeça quando caí no chão", disse.

Já a vereadora do município de Praia Grande, Janaina Ballaris, conta versão diferente. Ela disse que estava acompanhada de outros dois petistas e só reagiu. "Só partimos para a agressão depois que fui agredida", disse.

Depois da confusão, ambos os lados registraram boletins de ocorrência. A vereadora relatou que a delegada de plantão resistiu em registrar a ocorrência. A policial, cujo nome não foi informado, teria dito "com a raiva que as pessoas estão do PT, só poderia dar nisso", segundo a vereadora.

O presidente do diretório do PT na Bahia, vereador Everaldo Anunciação, disse que o partido vai tomar todos os procedimentos legais. "Desde quinta ele vem fazendo provocações e tentativas de agressão e nós viemos tentando administrar esse contingente enorme de pessoas", disse.

Depois de registrar a ocorrência, Marcello Reis retornou ao hotel escoltado da polícia e teve que entrar pelas portas do fundos. Ele ficou proibido de circular pelas dependências do hotel e, no final da manhã desta sexta-feira deixou o local escoltado.

Impeachment

Na quinta pela manhã, o empresário já havia se envolvido em confusão com petistas. Ele desceu para tomar café no restaurante do hotel vestido com uma camisa preta que estampava a palavra "impeachment", e foi abordado pelo senador Paulo Rocha (PT-PA). Não é muita provocação você estar aqui?", questionou o parlamentar.

Reis rebateu com palavrões e disse: "Provocação é de vocês. Não aguento mais pagar impostos para essa quadrilha do PT". O ex-tesoureiro do partido Paulo Ferreira ouviu os palavrões de Reis e também passou a xingá-lo. "Você está querendo tomar porrada", disse Ferreira.

"Se você quiser, vamos para a porrada. Aguento você e mais dez", respondeu Reis. Rocha afastou o correligionário e, minutos depois, a gerência do hotel abordou o líder do Revoltados On Line e afastou os jornalistas do local.

Durante todo o dia Reis postou vídeos na página do Revoltados On Line com provocações aos petistas, a quem chamava de "ladrões e quadrilheiros".

A polícia também registrou incidentes entre petistas e os grupos anti-PT em frente ao Hotel Pestana. Militantes do partido, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Movimento Sem Teto de Salvador (MSTS) trocaram xingamentos com os grupos pró-impeachment Vem Pra Rua e Movimento Brasil Livre (MBL), que reuniram duas dezenas de ativistas no local.