Topo

Lula diz a petistas que partido tem tudo para ressurgir com força, diz senador

29/06/2015 22h15

Brasília - O senador Paulo Paim (RS) deixou há pouco a reunião que acontece neste momento entre a bancada de parlamentares petistas e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília. Ao deixar o encontro iniciado às 19h30, Paim afirmou que o clima da reunião em andamento é de um "debate aberto e transparente". "Ele disse que PT tem tudo para ressurgir com força, desde que o PT saiba cada vez mais se comunicar com os movimentos sociais", afirmou o senador que negou que Lula tenha reforçado as críticas ao partido.

Questionado sobre a razão dos parlamentares terem tido os celulares confiscados antes da reunião, Paim afirmou que isso é importante para que não haja ruídos na comunicação. "Você não pode fazer uma reunião da bancada e cada um ouve o que bem entende e diz o que bem entende depois", afirmou.

Para evitar vazamentos do conteúdo da conversa do ex-presidente, os parlamentares tiveram os aparelhos celulares retirados. Todos foram identificados e seriam devolvidos no final do encontro. Lideranças petistas chegaram a defender que a fala de Lula fosse aberta aos jornalistas para evitar justamente que as declarações vazassem.

Segundo o senador, a pauta principal até o momento é a política econômica do governo. Paim disse ainda que o ex-presidente não se aprofundou em relação ao ajuste fiscal do governo da presidente Dilma Rousseff, que está em andamento. "O Lula não aprofundou esse tema (ajuste), ele disse que é importante a bancada contribuir no debate com o governo na linha de que a política econômica avance cada vez mais e atendendo os que mais precisam", afirmou.

Antes do encontro com Lula, deputados fizeram uma reunião para montar a pauta que seria discutida com o ex-presidente. Alguns defendiam que Lula explicasse suas recentes críticas ao partido. Em encontro com religiosos, Lula disse que tanto ele quanto a presidente Dilma Rousseff estavam "no volume morto" e o PT, "abaixo do volume morto". Depois disso, em outro evento, Lula disse ainda que o partido precisava se reinventar e que "só pensava em cargos".

Lula chegou no início da tarde em Brasília e teve um encontro com o ex-marqueteiro da campanha de reeleição da presidente Dilma, João Santana, para acertar detalhes do programa partidário do PT que vai ao ar em agosto. Amanhã cedo, Lula tem um café da manhã com o presidente do Senado, Renan Calheiros.