Topo

PSDB vai impedir votação de projeto de repatriação de recursos, diz Aécio

14/07/2015 21h20

Brasília - O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), informou nesta terça-feira, 14, que, mesmo com um apelo pessoal pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, o partido vai tentar impedir a votação nesta semana do projeto que prevê a repatriação de recursos de brasileiros no exterior não declarados à Receita Federal.

"Eu recebi ontem à noite um telefonema do ministro da Fazenda,Joaquim Levy e conversei sobre o tema. Acho que não há condições de que essa proposta seja votada nessa semana como gostaria o governo. É algo complexo, temos que examinar de forma clara o que ocorreu em outros países que tomaram essa decisão", afirmou Aécio. "O que me parece mais relevante é termos mecanismos que possam permitir a diferenciação entre recursos lícitos e aqueles que são frutos de tráfico de drogas ou corrupção", emendou.

A proposta, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP), é uma alternativa colocada por integrantes da equipe econômica do governo para que a União possa constituir o Fundo de Compensação para o Estados que perderem recursos com a reforma do ICMS

Segundo Aécio, o PSDB também não pretende discutir de forma "afoita" projeto que trata da unificação do ICMS. "Mesmo que a maioria aprove a urgência para esse projeto, nós não permitiremos que seja votado nesta semana, para que ele seja discutido com profundidade", defendeu.

Sobre a discussão de temas relacionados à reforma política que deverão ser votados hoje na Câmara dos Deputados, o senador disse que o partido, em relação ao financiamento de campanha, se posicionará a favor de um modelo privado misto. "Vamos estabelecer limites e transparência para esse financiamento privado que poderá do ponto de vista das empresas ser dado apenas aos partidos políticos até 2% do faturamento bruto de cada empresa. E no máximo um quarto desse valor para determinado partido", disse.