Topo

'Corrupção é histórica', diz Cardozo ao comentar Lava Jato

28/07/2015 18h31

Brasília - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, defendeu nesta terça-feira, 28, que as investigações da operação Lava Jato sigam seu curso. A fala dele ocorreu após o lançamento da plataforma virtual Dialoga Brasil, que tem como objetivo melhorar a interlocução do governo com a sociedade.

Questionado sobre a nova etapa da operação, iniciada hoje, Cardozo disse que "a corrupção no Brasil, infelizmente, é histórica". "Na medida em que existam indícios, eles têm de ser investigados independentemente do setor", afirmou. O ministro disse, ainda, que o combate à corrupção é fundamental e é isso o que a sociedade quer.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça a 16ª fase da Operação Lava Jato, e cumpre 30 mandados judiciais, sendo 23 de buscas e apreensão, duas prisões temporárias de suspeitos e cinco de condução coercitiva.

A nova etapa - denominada Radioatividade - mira exclusivamente em contratos da Eletronuclear, estatal ligada à Eletrobras. A suspeita é que o cartel que teria atuado na Petrobras fraudou licitações na estatal elétrica.