Topo

PF apreende 12 toneladas de químicos usados para produção de drogas em SP

Operação da Polícia Federal apreendeu um total de 12,7 toneladas de produtos químicos, além de 300 litros de acetona - Divulgação/Polícia Federal
Operação da Polícia Federal apreendeu um total de 12,7 toneladas de produtos químicos, além de 300 litros de acetona Imagem: Divulgação/Polícia Federal

Em São Paulo

06/08/2015 18h55

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 6, a Operação Batizado para desarticular um esquema de desvio de produtos químicos do comércio formal para o tráfico de drogas, em São Paulo. A PF cumpriu 5 mandados de prisão temporária e 16 de buscas e apreensão, nas cidades de Carapicuíba, Santana do Parnaíba e Cotia, na Grande São Paulo, e na Ilhabela, litoral norte do Estado.

Os mandados foram todos expedidos pela Vara Criminal da Justiça Estadual de Carapicuíba. A PF apreendeu grande quantidade de produtos químicos com cafeína, lidocaína, manitol, acetona e ácido clorídrico.

Um homem foi preso em flagrante. A Batizado pegou um total de 12,7 toneladas de produtos químicos, além de 300 litros de acetona.

O inquérito policial teve início há quatro meses, após análise feita pela PF das atividades de empresas que realizam importação, exportação e comercialização de produtos químicos que podem ser utilizados para a produção de drogas.

Uma empresa "com atividades suspeitas" fica situada na cidade de Carapicuíba. Durante as investigações, a PF constatou que a empresa adquiria produtos químicos sem comprovar sua comercialização regular. Estima-se que durante os dois anos em que esteve em atividade, a empresa tenha vendido ao tráfico de drogas mais de 30 toneladas de cafeína - substância controlada - utilizada para aumentar o volume da cocaína que é colocada à venda.

Os presos serão indiciados e responderão pelos crimes de tráfico de droga equiparado, quando o comércio ilícito é de produtos químicos controlados, e associação para o tráfico de drogas, com penas de até 15 anos de reclusão.