Topo

Renan: Se Congresso tiver alternativas para superar deficit no Orçamento, melhor

De Brasília

02/09/2015 11h57

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), amenizou nesta quarta-feira (2) o tom nas cobranças ao governo para solucionar o deficit previsto no Orçamento de 2016. Segundo ele, mesmo ressalvando não se tratar de atribuição do Legislativo, o Congresso poderá ajudar a impedir a confirmação do rombo nas contas públicas do próximo ano previsto na proposta enviada pelo Executivo.

"O Orçamento será submetido a uma rigorosa apreciação do Congresso Nacional. Nós vamos recolher pontos de vista, emendas, apreciá-lo, discuti-lo. Eu acho até que, se o Congresso tiver alternativas para superação do déficit, melhor, embora não sendo papel do Congresso", afirmou.

Renan, que na terça-feira (1) se reuniu com a presidente Dilma Rousseff, havia dito que caberia ao governo propor caminhos para superar o déficit fiscal. Hoje, o peemedebista disse que vai cobrar em todos os instantes uma ação do Executivo para acabar com o rombo.

Para o presidente do Senado, se o governo entender que deve fazer um aditamento à proposta orçamentária, ele fará. "Nós vamos ter tempo bastante na tramitação do Orçamento. Mas essa questão não está posta ainda.

Renan repetiu que o povo brasileiro "não aguenta mais elevação da carga e aumento de imposto". Segundo ele, há uma cobrança da sociedade de uma contrapartida do Executivo, que é a redução da máquina, o corte de ministérios, a redução de cargos em comissão. "Eu acho que esse é o primeiro passo que tem de ser dado", frisou.