Topo

Em campanha contra xenofobia, MJ diz que imigração está 'no sangue' do Brasil

Em Brasília

13/10/2015 17h19

O Ministério da Justiça lançou nesta terça-feira (13) campanha nas redes sociais com objetivo de enfrentamento à xenofobia e intolerância contra refugiados e imigrantes no Brasil. A ação tem como slogan "Brasil. A imigração está no nosso sangue".

"As manifestações de xenofobismo são pontuais, mas acreditamos que são dão por falta de informação", ressaltou o presidente do Conare (Conselho Nacional para Refugiados) e Secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos. "A campanha tem por intuito esclarecer a nossa identidade cultural, migratória. O Brasil foi forjado por fluxos migratórios e essa é a nossa natureza", ressaltou o secretário.

Atualmente, estão reconhecidos como refugiados no Brasil 8.530 estrangeiros. Entre as maiores comunidades está a de nacionalidade síria com 2.097, seguida por angolanos (1.480); colombianos (1.093) e congoleses (850).

Essa será a segunda vez, neste semestre, que o governo federal realiza campanha de esclarecimento sobre a situação dos refugiados e imigrantes no País. A primeira etapa ocorreu entre os dias 18 de agosto a 22 de setembro e teve o seguinte mote: "Para os refugiados, o Brasil é uma oportunidade de viver".

Além da campanha, Beto Vasconcelos informou que a presidente Dilma Rousseff encaminhou na última sexta-feira (9) uma Medida Provisória ao Congresso que concede crédito extraordinário de R$ 15 milhões para o fortalecimento da política de assistência a refugiados e imigrantes.

De acordo com ele, atualmente, a Secretaria Nacional de Justiça conta com um orçamento de R$ 8 milhões para executar todas as ações que estão sob sua guarda. Nas próximas semanas integrantes do MJ deverão se reunir com representantes de Estados e municípios que recebem o maior fluxo de refugiados e imigrantes para definir as prioridades para a distribuição do recurso.

Parte do orçamento deverá ser aplicado na ampliação da rede pública que tem atuado na integração dos refugiados e imigrantes por meio de cursos da língua portuguesa e ingresso laboral.

 

Há cinco séculos, imigrantes de todas as partes do mundo ajudam a construir nosso país. Participe: www.eutambemsouimigrante.com.br#EuTambémSouImigrante

 

#XenofobiaNãoCombina

Posted by Ministério da Justiça on Terça, 13 de outubro de 2015