Topo

Agricultura exonera 36 funcionários do antigo Ministério da Pesca

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu  - José Cruz/Agência Brasil
A ministra da Agricultura, Kátia Abreu Imagem: José Cruz/Agência Brasil

De Brasília

13/11/2015 16h58

O Ministério da Agricultura continua a fazer uma "limpeza" no quadro de funcionários que herdou do Ministério da Pesca, extinto na reforma ministerial do governo federal. Apenas nesta sexta-feira (13), 36 funcionários foram exonerados. A maioria ocupava altos cargos de confiança. Dezenas de demissões já foram feitas e têm ocorrido de maneira parcelada, com desligamentos diários - o objetivo é cortar 70% dos cargos comissionados.

Entre as medidas que têm sido adotadas pela ministra Kátia Abreu, que absorveu a pasta de Helder Barbalho, está um pente fino no antigo ministério, a cargo de um grupo de trabalho que investiga se há mais irregularidades, além das já encontradas pela Polícia Federal e pela CGU (Controladoria-Geral da União).

Em outubro, a prisão de Clemerson José Pinheiro, ex-secretário-executivo de Helder Barbalho, apressou a reorganização do ministério. Ele foi detido após a Polícia Federal revelar um esquema de propinas para obtenção de licenças ilegais de pesca que variavam de R$ 4.000 a R$ 100 mil. Diante do escândalo, Kátia Abreu trocou praticamente quase toda a equipe do antigo Ministério da Pesca.