Topo

Relator vai pedir arquivamento de processo contra adversário de Cunha no Conselho

Chico Alencar é um dos principais adversários de Eduardo Cunha - Laycer Tomaz / Câmara dos Deputados
Chico Alencar é um dos principais adversários de Eduardo Cunha Imagem: Laycer Tomaz / Câmara dos Deputados

Em Brasília

26/11/2015 12h38

O deputado Sandro Alex (PPS-PR), relator do processo no Conselho de Ética por quebra de decoro parlamentar contra o líder do PSOL na Câmara dos Deputados, Chico Alencar (RJ), vai pedir o arquivamento da ação impetrada pelo Solidariedade. O parecer prévio será apresentado no dia 2 de dezembro ao colegiado.

Aliado do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o presidente da sigla e deputado Paulo Pereira da Silva (SP), o Paulinho da Força, protocolou a representação alegando que Alencar usou recursos da Casa para fins eleitorais porque parte de sua campanha à reeleição teria sido financiada por um funcionário de seu gabinete.

O partido também alega que Alencar, um dos principais adversários de Cunha, teria supostamente apresentado notas frias de empresa fantasma para ressarcimento com a cota parlamentar.

Munido de pareceres da Justiça Eleitoral, da Receita Federal, do Ministério Público e da Procuradoria da Câmara se manifestando contra abertura de processo contra Alencar, o relator informou nesta quinta-feira (26) que seu parecer será pela inadmissibilidade da representação porque não está configurada justa causa no pedido.

"Se teve retaliação, não teve da minha parte resposta para isso", declarou Alex. O PSOL foi autor da representação por quebra de decoro parlamentar contra Cunha no Conselho de Ética dias antes de Paulinho propor ação contra Chico Alencar.