Topo

Jaques Wagner reforça que governo está atuante no combate ao Aedes aegypti

01/12/2015 19h42

Brasília - O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, reforçou nesta terça-feira, 1º, que o governo está empenhado no combate à proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e da zika. "O Aedes aegypti é hoje o inimigo número 1 da saúde no país", escreveu o ministro em sua conta no Twitter. "O governo enfrentará a questão de frente, fazendo tudo ao seu alcance para diminuir a proliferação do mosquito", disse.

Segundo o ministro, 17 ministérios e as Forças Armadas serão envolvidos no combate ao mosquito, que é apontado como responsável pelo surto de casos de bebês com microcefalia. Diante da suspeita de que o vírus da zika é o responsável pela epidemia, o foco imediato das ações será o combate ao mosquito Aedes aegypti, que também transmite a dengue.

A presidente Dilma Rousseff já se comprometeu a visitar Pernambuco e outros Estados do Nordeste atingidos pelo surto. A preocupação com que o surto se espalhe por Estados de outras regiões fez com que o governo anunciasse, na semana passada, a criação de uma força-tarefa para definir ações práticas. O ministro Jaques Wagner é o responsável por coordenar o grupo.