Topo

Polícia e organizadores divergem sobre número de manifestantes em Porto Alegre

13/12/2015 16h49

Porto Alegre - O protesto pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) na capital gaúcha reúne famílias no Parque Farroupilha, conhecido como Redenção. Por volta das 16h30, a Brigada Militar (BM) estimava a participação de 400 pessoas. Já o Movimento Brasil Livre (MBL) fala em pelo menos 3 mil.

A maior parte dos manifestantes está vestindo verde e amarelo. Muitos carregam a bandeira brasileira e faixas com dizeres como "impeachment já", "fora, Dilma" e "o Brasil é dos brasileiros, não do PT". O tempo está chuvoso na cidade.

Há um carro de som com uma banda cantando músicas contra o PT e a favor do processo de impeachment. Embaixo, um grupo recolhe assinaturas em apoio ao projeto "10 medidas contra a corrupção" proposto pelo Ministério Público Federal.

A concentração ocorre num ponto da Redenção, que é um dos maiores parques públicos de Porto Alegre e oferece uma série de opções de lazer. Além dos manifestantes, há muitas pessoas nos arredores que vieram aproveitar a tarde de domingo no parque. Segundo a polícia, o fato de haver muita dispersão dificulta o cálculo do número de participantes.