Topo

Em SP, taxistas bloqueiam Viaduto do Chá contra regulamentação do Uber

Taxistas protestam contra proposta da prefeitura para regular o transporte por meio do aplicativo Uber, no centro de São Paulo - Dario Oliveira/ Código 19/ Estadão Conteúdo
Taxistas protestam contra proposta da prefeitura para regular o transporte por meio do aplicativo Uber, no centro de São Paulo Imagem: Dario Oliveira/ Código 19/ Estadão Conteúdo

De São Paulo

29/12/2015 11h30

Um grupo de cerca de cem taxistas interdita o Viaduto do Chá na manhã desta terça-feira (29) contra a proposta da Prefeitura de São Paulo que pretende regulamentar serviços de transporte de passageiros como o do aplicativo Uber. O texto do decreto deverá passar por consulta pública, recebendo sugestões dos cidadãos da cidade, antes de a regulamentação valer.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), marcou para esta terça (29) a apresentação de um decreto com o qual pretende regulamentar serviços de transporte de passageiros como o do aplicativo.

Os taxistas bloquearam o viaduto e soltaram fogos de artifícios. É a segunda tentativa da prefeitura para regulamentar o Uber ao transporte de passageiros no município, o que tem sido contestado pelos taxistas.

A empresa Uber é proibida por lei municipal de prestar seu serviço na capital paulista. O texto foi aprovado pela Câmara Municipal em setembro e sancionado por Haddad em outubro. Entretanto, graças a uma emenda apresentada pelo Poder Executivo ao projeto da Câmara, foi feita uma brecha que permitiu à Prefeitura criar um grupo de estudos para discutir a regulamentação da Über.

A Câmara, entretanto, aprovou em primeira votação, no último dia de trabalhos do ano, texto que diz justamente o oposto: libera o Uber e cria regras para uso de carros compartilhados na cidade. Mas o texto ainda precisa de uma segunda votação, tida como mais difícil, para ser levado à sanção do prefeito.