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Estado de SP suspende monotrilho e trava linha até Congonhas

Lalo de Almeida/Folhapress
Imagem: Lalo de Almeida/Folhapress

Em São Paulo

31/12/2015 08h21

A gestão Geraldo Alckmin (PSDB) suspendeu até 2017 o início da construção de dois trechos do monotrilho da Linha 17-ouro (Jabaquara-Morumbi), na zona sul da capital. Prometida para 2012, antes da Copa no Brasil, a ligação do metrô com o aeroporto de Congonhas só deverá ficar pronta, no melhor cenário, em 2018, ano do Mundial na Rússia.

O Metrô informa que "resolveu adotar como prioridade a conclusão das obras dos trechos em andamento antes de dar início às novas frentes de trabalho" por causa da queda na arrecadação do Estado, "em razão da crise econômico-financeira que o País atravessa, com a alta da inflação, fortalecimento do dólar, queda do PIB e juros altos".

A medida, publicada no "Diário Oficial" em dezembro, mantém paralisada por mais um ano a construção de 10 km da linha, 57% da extensão total (17,6 km), nas duas pontas que farão a ligação de Congonhas com o metrô (Linhas 1-azul e 4-amarela). Segundo a companhia, assim que as obras forem retomadas, a conclusão total dos trabalhos deve demorar 30 meses - julho de 2019.

De um lado, o Metrô congela o trecho entre a Estação Morumbi, da Linha 9-esmeralda da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM), na marginal Pinheiros, e a futura Estação Morumbi-São Paulo, da Linha 4-amarela, prevista para 2018, após atrasos. De outro, há a suspensão do trecho entre o aeroporto e a estação Jabaquara, da Linha 1-azul.

Até agora, apenas o trecho 1, com 7,7 km e que liga Congonhas à linha 9, está em construção pelo consórcio composto por Andrade Gutierrez e CR Almeida. Prevista inicialmente para 2010, a etapa deve ser concluída no segundo semestre de 2017, segundo a última previsão do Metrô. A estimativa é de que a linha completa receberá 450 mil passageiros por dia.

A sucessão de atrasos e problemas envolvendo a construção da linha 17 devem fazer com que a primeira conexão entre o aeroporto e o metrô seja feita na Estação Campo Belo, da Linha 5-lLilás, que fica antes do trem. Com quatro anos de atraso, ela deve ser concluída em 2018, segundo o Metrô, um pouco antes da extensão das duas pontas do monotrilho. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".