Topo

PM usa bombas para dispersar público na Vila Madalena, em SP

Policiais militares bloquearam ruas e dispersaram público em bairro de São Paulo - Mario Angelo/Sigmapres/Folhapress
Policiais militares bloquearam ruas e dispersaram público em bairro de São Paulo Imagem: Mario Angelo/Sigmapres/Folhapress

Em São Paulo

30/01/2016 15h50Atualizada em 30/01/2016 16h20

A Polícia Militar usou bombas de efeito moral para dispersar o público da Vila Madalena, zona oeste da capital, na madrugada deste sábado (30), antes mesmo de o Carnaval de rua oficial começar em São Paulo. A confusão teve início por volta das 2h, se espalhou pelas ruas Belmiro Braga, Horácio Lane e Inácio Pereira da Rocha e terminou às 3h. O público era formado principalmente por jovens.

"A gente escutou barulho de bomba, e o dono e a dona do bar onde estávamos na rua Horácio Lane subiram na laje e pediram para a gente descer para evitar o efeito das bombas. Estava tudo bem. Não tinha fumaça", contou o psicólogo Kauê Freitas, 26. Eles temiam bombas de gás lacrimogêneo.

Os policiais enfileirados formaram bloqueios nas ruas do bairro para impedir que os frequentadores voltassem para a região onde ficam concentrados bares, como as ruas Aspicuelta, Fidalga e Wisard. Freitas relata que em um posto de combustíveis na rua Inácio Pereira da Rocha havia uma fileira de motocicletas da Rocam. "A rua foi esvaziada totalmente", disse.

A estudante de Fotografia Martha Salomão de Moraes, 20, contou que um bloqueio formado por PMs na rua Aspicuelta com a Fradique Coutinho complicou a volta para casa, a poucas quadras da Vila Madalena. "Os policiais começaram a avisar que teria toque de recolher, começaram a fechar as ruas. Meu amigo mora na rua Fradique Coutinho e não conseguíamos chegar até a casa dele", contou.

Segundo a jovem, por volta de 0h30, a PM impedia o deslocamento com garrafas. "Os policiais começaram a barrar todo mundo e não tinha por onde sair. A única saída era apenas no sentido da rua Teodoro Sampaio. Não tinha como volta para a Vila", disse Martha. "Os policiais foram tranquilos, mas não deixavam passar de jeito nenhum."

Um morador da Vila Madalena, que não quis se identificar, apoiou a ação da Polícia Militar. "A PM tem de agir. Não tem outro jeito. Caso contrário, o pessoal não vai embora", afirmou. "Tudo isso aconteceu sem que o carnaval tivesse começado de fato, o que nos preocupa muito."

A SSP Secretaria da Segurança Pública foi procurada pela reportagem do jornal Estado de S. Paulo às 10h57 deste sábado e até as 14h20 não havia respondido quantos policiais participaram da operação, quantas bombas de efeito moral foram usadas nem se foi registrada alguma ocorrência na região.