Topo

Acadêmicos do Tatuapé homenageia a Beija-Flor no Sambódromo

06/02/2016 06h54

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé vai encerrar o primeiro dia de desfiles em São Paulo com uma homenagem à Beija-Flor de Nilópolis, uma das maiores e mais tradicionais escolas de samba do Rio. Campeã carioca em 2015 com um enredo que abordou a história e a cultura de Guiné Equatorial, a Beija-Flor coleciona 13 títulos e 12 vice-campeonatos.

A escola do Tatuapé, que tem as mesma cores (azul e branco) e padroeiro (São Jorge) da Beija-Flor, apresenta o enredo "É ela, a Deusa da Passarela - Olha a Beija-flor aí gente!", que vai relembrar os desfiles inesquecíveis (muitos deles assinados por Joãosinho Trinta), personagens marcantes e os enredos antológicos que marcaram a história da escola de Nilópolis.

Os 3.200 integrantes da agremiação serão divididos em 26 alas para relembrar os grandes enredos da Beija-Flor, como o polêmico "Ratos e Urubus, larguem minha fantasia", de 1989. Na época, a escola do Rio exibiu um Cristo Redentor coberto por um plástico preto, devido a uma restrição da Igreja Católica.

Pela primeira vez no carnaval paulista, a eterna musa da Beija-Flor, Pinah, está confirmada no desfile. A Cinderela Negra ficou famosa ao encantar o príncipe Charles em uma apresentação da Beija-Flor durante visita oficial da realeza britânica ao Rio de Janeiro.

Além de Pinah, a escola terá uma ala dedicada à comunidade da escola de Nilópolis, com destaque para o primeiro casal de mestre sala e porta-bandeira, Selminha Sorriso e Claudinho.

A bateria da Tatuapé é comandada pelo mestre Higor Silva. Thainá Souza é a rainha dos ritmistas. A agremiação conta também com um rei na mesma ala, Daniel Manzioni. A melhor colocação da escola no Grupo Especial foi em 2014, quando ficou em 6º Lugar. Em 2015, com o enredo "Ouro, símbolo da riqueza e ambição", a escola do carnavalesco Mauro Xuxa terminou em 12º lugar.

Samba-enredo: "É ela, a Deusa da Passarela - Olha a Beija-flor aí gente!"

É ela...

O orgulho do sambista

Um festival de prata em plena pista

Razão do meu cantar feliz

É ela... que traz São Jorge padroeiro

Paixão do povo brasileiro

De fato nilopolitana

Sonhou com rei e conquistou

iê rê rê na tradição nagô

Gingado que a realeza encantou

É hoje que eu vou mostrar meu valor

Deixa a chuva cair, e a bola rolar

se a poeira subir, hoje eu vou festejar

Xepá de lá pra cá xepei

Vestiu azul e branco é rei

Araxá,

Paraíso encantado que me faz sonhar

Quanta emoção nos traz

Foram tantos carnavais

É hora de evocar ancestrais

É hora de ressoar o tambor, ôôô

Valeu João, foi o sonho de um beija flor

João valeu, na avenida brilha um sonho seu

E na magia de um sorriso e uma voz

A emoção está, em cada um de nós

Bate no peito, diz quem é...Tatuapé

Sua garra, luxo e esplendor

A energia da comunidade

Inspiração na Beija-Flor