Topo

Apesar de pouca chuva, Sistema Cantareira completa 15 dias de alta

Represa Jaguari, uma das integrantes do conjunto conhecido por Sistema Cantareira - Nilton Cardin
Represa Jaguari, uma das integrantes do conjunto conhecido por Sistema Cantareira Imagem: Nilton Cardin

Em São Paulo

08/02/2016 10h00

O Sistema Cantareira, principal conjunto de reservatórios de abastecimento da capital e da Grande São Paulo, teve seu volume de água elevado em 0,3 ponto porcentual. Nesta segunda-feira (8), o nível de armazenamento completou 15 dias consecutivos de elevação, segundo boletim diário divulgado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Após um dia de poucas chuvas, os reservatórios que compõem o Sistema Cantareira operam com 46,9% de sua capacidade. Ontem, isso estava em 46,6% do total, conforme índice que considera o volume morto como se fosse volume útil. Já de acordo com o índice que contabiliza o volume morto como negativo, o nível de água no Cantareira é de 17,7%.

Fonte de abastecimento de água para o maior número de consumidores na região metropolitana de São Paulo, o Guarapiranga, por sua vez, teve seu volume de água armazenada aumentado em 0,2 ponto porcentual, de 81,5% para 81,7%.

Outros mananciais

O nível do sistema Alto Tietê permaneceu estável em 28,5%, enquanto o do Rio Grande caiu 0,3 ponto porcentual para 88,2% de sua capacidade. O do Rio Claro recuou 0,2 ponto porcentual, para 80,1%. Já acima da sua capacidade habitual, o volume de água do Sistema Alto Cotia caiu 0,2 ponto porcentual para 100,7%.