Topo

SP vai adotar Zona Azul virtual para substituir talões de papel

Em São Paulo

05/03/2016 09h39

Os motoristas que circulam pela capital poderão substituir as folhas e talões de Zona Azul por aplicativos de celular. Ontem, a Prefeitura de São Paulo começou a convocar empresas interessadas em desenvolver a tecnologia que vai permitir que proprietários de carro possam deixar créditos na plataforma virtual, que serão descontados conforme o tempo que ocupam em cada uma das cerca de 39 mil vagas disponíveis na cidade. Os motoristas podem usar vagas entre 30 minutos e seis horas, pagando os mesmos R$ 5 das folhas de papel.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, os marronzinhos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vão apenas olhar para as placas dos carros e checar no sistema do aplicativo se o motorista tem créditos para permanecer no local. Caso não tenha, ele emite a multa. "Estamos migrando para o parquímetro virtual. Vai chegar o momento em que vamos ver a vaga de estacionamento antes de sair de casa", disse Tatto.

O programa deve estar disponível para download até o fim do ano. Enquanto é desenvolvido, a prefeitura vai consultar o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para saber se pode fazer a cobrança fracionada do estacionamento.

Dessa forma, caso o motorista use o espaço por 15 minutos, pagará apenas pelo tempo que utilizou a vaga. As informações são do jornal "O Estado de S.Paulo".