Topo

Comissão de Ética da Presidência abre processo contra Mercadante e Cardozo

Comissão vai apurar conduta de Aloizio Mercadante e José Eduardo Cardozo - Ed Ferreira/Folhapress
Comissão vai apurar conduta de Aloizio Mercadante e José Eduardo Cardozo Imagem: Ed Ferreira/Folhapress

Em Brasília

28/03/2016 21h14

A Comissão de Ética Pública da Presidência determinou nesta segunda-feira (28), a abertura de dois processos para investigar a conduta dos ministros Aloizio Mercadante (Educação) e José Eduardo Cardozo (Advocacia-Geral da União).

O processo contra Mercadante foi aberto a pedido da bancada do PSDB no Senado, após o ministro ser citado na delação premiada do senador Delcídio Amaral (sem partido-MS). Delcídio acusa Mercadante de ter oferecido ajuda a ele em troca de seu silêncio. Um assessor do senador gravou as conversas com o ministro.

Já a denúncia contra Cardozo partiu da sessão do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF). A entidade, que chega a pedir a demissão do ministro, diz que ele confunde a sua atuação partidária com a missão de defender o Estado, ao assumir "uma defesa verborrágica e claramente política da Presidente da República".

"Em ambos os casos, a comissão proporcionará aos denunciados o pleno exercício de sua ampla defesa, assim como diligenciará a reunião dos elementos necessários ao exame decisório dos pedidos formulados", diz a nota assinada pelo presidente do colegiado, Mauro de Azevedo Menezes.

Crise política tem semana decisiva

UOL Notícias